sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Quem somos nós

Nós – Elizabeth, Jessica, Anja e Maren – somos uma equipe teuto-brasileira que realiza um projeto chamado "Despertar o Olhar -Educação para a Aprendizagem pelo Engajamento" dentro do programa ASA Sul-Norte de 2010.
Nosso projeto teve duas fases. Em Berlim durante aproximadamente 3 meses apoiamos escolas na implementação da metodologia pedagógica "Aprendizagem pelo Engajamento", orientamos alunos em suas atividades de engajamento social, além de refletirmos juntos com eles e avaliarmos tais atividades. Através de nosso intensivo estudo e experiência com a "Aprendizagem pelo Engajamento" e com  a "Aprendizagem Global" como métodos de ensino para uma nova cultura de aprendizagem e da nossa relação e experiência positivas como uma equipe internacional chegamos à idéia de promover um intercâmbio entre jovens estudantes de São Paulo e de Berlim, no qual os intercambistas teriam a oportunidade de desenvolver, gerenciar e implementar projetos conjuntos acerca de questões globais.
Sob o título "Despertando o Protagonismo Juvenil - para um mundo que agrade a todos nós" acontecerá em agosto de 2011, o primeiro encontro entre as duas escolas parceiras A Escola Evangélica do Centro de Berlim e a Escola Estadual Professor Emygdio de Barros, no Jd. Bonfiglioli em São Paulo. Este  primeiro encontro e fase do intercâmbio acontecerá em Berlim. Lá os alunos de ambas as escolas desenvolverão juntos um projeto, uma ação de aprendizado global ou uma campanha acerca do tema Consumo Consciente a fim de se posicionarem a favor da economia solidária e da consciência crítica de consumidores e de um mundo mais igualitário, justo e alegre, como nós desejamos!
Como participantes do programa sul-norte do programa ASA, é para nós particularmente importante que o intercâmbio de estudantes aconteça imprescindivelmente tanto na Alemanha como no Brasil, pois através da realização do nosso projeto em Berlim e em São Paulo também realizamos um intercâmbio e as experiências advindas deste processo foi especialmente importante para o nosso desenvolvimento e aprendizado pessoais. Por estas razões gostaríamos de proporcionar a outro(a)s jovens experiências parecidas e tão enriquecedoras quanto as que vivemos através de nossas atividades num projeto e equipe intercultural, tanto em seu país de origem quanto no exterior.
Pelo nosso trabalho juntas experenciamos muitos aspectos da "Aprendizagem Global", conhecemos novas perspectivas a respeito da Cooperação para o Desenvolvimento de pessoas e de países e estabelecemos um diálogo horizontal entre o sul e o norte global aprendendo uma com a outra.
Mesmo depois do encerramento oficial de nossas atividades no âmbito do Programa Asa Sul-Norte em novembro de 2010 seguimos desenvolvendo atividades juntas para a implementação do projeto "Despertando o Protagonismo Juvenil". Com o apoio da organização parceira Projeto Alavanca Brasil, das organizações alemãs „FairBindung e.V.“, e da Associação „Alavanca Alemanha“, bem como com o apoio do Departamento de Alemão da Universidade de São Paulo (USP) iremos realizar em agosto de 2011 o primeiro encontro de adolescentes para o debate e reflexão sobre políticas de desenvolvimento dentro da parceira entra a Escola Evangélica do Centro de Berlim e da Escola Estadual Emygdio de Barros de São Paulo. Nós nos alegramos com todas e todas que nos apoiam e queiram cooperar na implementação deste intercâmbio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário