O que é ASA?

www.asa-programm.de
                                    ASA = Aprenda + Experiencie + Mova


ASA é uma rede para o desenvolvimento educacional. 
    *  “ASA” é a um sigla para “Arbeit- und Studien-Aufenthalte ”, que em português seria algo como  “Estádia de trabalho e estudos” para jovens europeus na África, América Latina, Ásia e Sudeste Europeu, bem como um intercâmbio entre participantes da Europa e outras partes do mundo (Programas Sul-Norte)
    * ASA é uma rede de aprendizagem na área das políticas de desenvolvimento, endereçada a estudantes e jovens profissionais entre 21 e 30 anos.
    * ASA conecta pessoas, seus projetos e iniciativas ao redor do mundo.
    * ASA engaja-se por um desenvolvimento sustentável e socialmente justo.
    * ASA apoia a conscientização sobre as interdependências globais através do questionamento das políticas de desenvolvimento na Alemanha e na Europa.

O que o ASA quer?
ASA tem como objetivo que mais estudantes e jovens profissionais
    * reflitam sobre questões globais
    * comprometam-se com um desenvolvimento sustentável e socialmente justo
    * procurem uma parceria e um gerenciamento construtivo de conflitos entre diferentes culturas assim           como entre países ricos e pobres.

O que o ASA faz?
Através da conexão de pessoas são promovidos o entendimento mútuo e novas soluções. ASA provê bolsas para estadias de trabalho e estudos a jovens alemães por três meses  na África, Ásia, América Latina e Sudeste Europeu. Os chamados projetos Sul-Norte incluem adicionalmente uma estádia de três meses na Alemanha para os participantes os respectivos países hospedeiros: Os participantes do Sul e os da Alemanha trabalham juntos em um projeto por seis meses, metade deste tempo na Alemanha e metade em seus respectivos países seja na África, Ásia, América Latina e Sudeste Europeu.
Existe uma grande variedade no que diz respeito ao foco dos projetos. Segue abaixo alguns exemplos:
    * Educação ambiental no México
    * Produção teatral em favor da democracia na Geórgia
    * Rádio Independente – entrevistas sobre globalização em Manágua e em Berlim
     * Jogando futebol por justiça, tolerância e por oportunidades egualitárias no Quênia

Estrutura e participação voluntária
O escritório do programa em Berlim assegura que processos dentro do ASA sejam profissionais e facilitados. Além de cuidar dos participantes e estar encarregado pelo contato com parceiros e procedimentos organizatórios, o escritório também está envolvido com o desenvolvimento do programa. Entretanto, o ASA também  depende do comprometimento voluntário dos participantes e do diálogo vivo entre diferentes grupos e movimentos dentro da sociedade.
O contato direto com a sociedade e o engajamento responsável dos participantes são características cruciais e fundamentais do programa. Os voluntários realizam a fase prática de seus próprios projetos e após há a possibilidade de participação na organização dos dois seminários preparatórios. Além disso, seus representantes elegem Comitês ASA e estes por sua vez decidem as políticas do programa.

Como o ASA é organizado, e como se interconecta com outras organizações?
ASA pensa em dimensões européias e globais connectando a aprendizagem mútua do e com o sul ao próprio intercâmbio europeu: Norte-Sul e Leste-Oeste.
O programa ASA é um parceiro gerenciador dentro da rede européia de jovens e multiplicadores comprometidos com questões de desenvolvimento. Desde 2004 dentro da Rede de Educação Global de Jovens Europeus (GLEN) alemães e jovens da Estônia, Lituânia, Letônia, Polônia, República Tcheca, Eslováquia, Hungria, Áustria, Eslovênia, Malta e França são preparados para estadias fora de seus países natais e seguem juntos para a realização de seus projetos. Alguns participantes do programa ASA são da Suíça e de Liechtenstein.  O ASA e seus parceiros europeus trabalham na construção de uma rede européia sustentável que trabalha em prol da Educação Global. A colaboração ativa e engajada tanto dos atuais quanto dos ex-participantes do programa é a principal razão que mantém o ASA um caloroso e produtivo fórum.
Nos projetos Sul-Norte, os participantes ASA e membros das organizações parceiras do Sul cooperam na tentativa de encontrar novas aproximações à soluções para diferentes assuntos que envolvem questões de desenvolvimento – três meses em um país hospedeiro e três meses na Alemanha.