ONG's parceiras: Projeto Alavanca Brasil e Alavanca Alemanha

O Projeto Alavanca Brasil é uma instituição sem fins lucrativos que visa promover a emancipação política e inclusão social auto-dirigidas de comunidades de baixa renda. Rejeitando quaisquer formas de paternalismo e assistencialismo, a instituição integra pessoas de todas as classes em um processo democrático e participativo de planejamento e direção. Compreende que este processo de libertação e inclusão tem que acontecer em quatro níveis:

Dando acesso à cultura, educação, economia e lazer pelo estabelecimento de programas sócio-educativos e de geração de renda em comunidades de baixa renda;
Promovendo o acesso das classes pobres a instituições de educação e cultura "fora do seu alcance";
Contribuindo para a melhoria do ensino público;
Desenvolvendo programas de formação cidadã e sensibilização junto a classes mais elevadas, visando a redução de pré-conceitos e a aproximação de todas as partes. Esta aproximação julga-se necessária para que as classes que integram a sociedade brasileira juntamente promovam políticas públicas mais justas e igualitárias.
O Projeto Alavanca Brasil se compreende como incubador de núcleos de educação e transformação social. Os núcleos necessitam auto-gestão e sustentabilidade financeira. Todos os núcleos devem atuar em rede, trocando experiências, criando sinergias e propiciando a força necessária para a luta social que enfrentam.

12 colaboradores de tempo integral são também moradores da comunidade São Remo, assim como 40 dos 53 honorários colaboradores.
Pontos de ênfase da organização são a preparação para o vestibular de universidades públicas, bem como reforço escolar. Junto a isso são visados alunos com dificuldades de aprendizagem. Ao todo cerca de 300 alunos participam no momento em uma destas propostas de formação. Além disso, são oferecidos aos moradores do bairro cursos gratuitos de orientação profissional (por exemplo, curso de programas de computador, design gráfico, gerenciamento de projetos, entre outros), para propiciar melhores chances de entrada no mercado de trabalho. O Projeto Alavanca apóia o desenvolvimento da comunidade também através de cursos de alfabetização, uma biblioteca pública, uma oficina de leitura, assim como um museu sobre a comunidade.
Existem no bairro cerca de 2587 moradias, onde aproximadamente 13.000 pessoas vivem. São Remo possui apenas 1/8 km². Muitos dos moradores adultos estão desempregados e apenas 63 possuem uma formação profissional concluída. A maioria trabalha no ramo de segurança, na coleta de lixo, em construção civil, na área de limpeza e manutenção ou como empregado/as domésticos - muitos também no setor informal. Devido à falta de qualidade da formação oferecida pelas escolas públicas brasileiras, grande parte dos adolescentes presentes são analfabetos funcionais.

Weil es an Qualität der Bildung in den brasilianischen öffentlichen Schulen mangelt, sind die meisten Jugendlichen sogenannte "funktionale AnalphabetInnen". Somente 10 cursam ou terminaram estudo superior. O "Projeto Alavanca" se situa no coração da São Remo e com isso permite aos moradores acesso rápido e descomplicado às numerosas propostas de formação. No ano de 2007 a organização participou do Programa ASA com o projeto "Oficina de brinquedos pedagógicos". Em 2009 a organização deu continuidade a esta parceria com o projeto "Open your eyes", que deu origem a uma parceria escolar entre Brasil e Alemanha.

A Associação Alavanca Alemanha surgiu em 2005 com o papel de arrecadar subsídios para a organização parceira brasileira, assim como encaminhar voluntários alemães, entre estes, participantes do programa "Weltwärts" e do programa ASA para que possam desenvolver seus projetos nos âmbitos de políticas sociais e desenvolvimentistas.
Como uma organização capacitadora a Alavanca Alemanha conduz seminários de preparação para os voluntários, bem como seminários de avaliação após suas estadias no Brasil.
Com isso, a associação contribui para a compreensão dos contextos globais e age a favor de uma educação para o desenvolvimento sustentável.
Posteriormente, a organização em cooperação com a organização parceira "Projeto Alavanca Brasil" encaminha ex-voluntários para atividades de contextos globais, tornando-os multiplicadores das atividades das organizações.

Para maiores informações acesse o site:  http://www.projeto-alavanca.org/