Prêmio UNESCO de Educação para o Desenvolvimento Sustentável

A Comissão alemã da UNESCO premiou o nosso projeto "Despertando o Protagonismo Juvenil: Para um Mundo que Agrade a Todos Nós"  com o título "Educação para o Desenvolvimento Sustentável". Este premio é concedido à ações que implementam  a campanha global de educação dentro do modelo defendido pelas Nações Unidas, isto é, à ações que proporcionam à crianças e adultos reflexões e ações sustentáveis, que colocam as pessoas em posição de tomar decisões para o futuro. avaliar o impacto de suas próprias ações para futuras gerações, bem como para vidas em outras regiões do planeta.
 "Despertando o Protagonismo Juvenil: Para um Mundo que Agrade a Todos Nós" mostra de forma expressiva como a educação apta para o futuro pode ser. "A proposta foi apreciada pelo voto do júri por mostrar compreensivamente como agir sustentavelmente", segundo o Prof. Gerhard de Haan, presidente do comitê nacional da UN-Dekade na Alemanha e membro do júri.

A Comissão Alemã da UNESCO já premiou mais de 1000 projetos na Alemanha que tratam de temas como: conscientização ecológica, econômica e social de maneira conjunta e indissociável; alinhamento da formação do jardim de infância com a escola primária, visando uma Educação para o Desenvolvimento Sustentável cujos alunos constróem sistemas de aquecimento solar ou se envolvem com questões acerca do comércio justo, e economia solidária; organização de atividades extra-curriculares relacionadas ao desenvolvimento sustentável.

O desenvolvimento sustentável só funciona se cada um se mobilizar por uma sociedade humanitária. As habilidades necessárias para isto, sejam elas de trabalho em grupo ou pensamento interdisciplinar, são propociadas pela Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Onde comprar roupas sem apoiar a exploração na Ásia ou na África? Como promover progresso econômico sem destruir o meio-ambiente?. Estas são apenas duas perguntas a serem respondidas através da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Com este programa os países das Nações Unidas se comprometem a ancorar este tipo de ensino a seus sistemas educacionais.

Com base em um acordo unânime do governo, a comissão alemã da UNESCO foi eleita para coordenar as atividades alemãs do programa Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Ela convocou um comitê nacional e estabeleceu um cargo para coordenação dos projetos com verbas do ministério da Edução e Pesquisa da Alemanha. Um júri de especialistas decide pela premiação dos projetos educacionais. O requisito para tal foi o direcionamento do trabalho pelos princípios da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Portanto são requeridos conhecimentos e competências que abranjam ao menos duas das três áreas de sustentatbilidade, a saber, ecônomica, social e ambiental. Além disso é importante notar que os projetos tenham caréter inovador, repercutam de forma abrangente e empenhem-se na cooperação com outros projetos.


Para maiores informações acessem:
http://www.pnud.org.br/odm/
http://www.bne-portal.de/