quinta-feira, 5 de abril de 2012

Novos Olhares 2012 (notícias de Berlim)

Desde sua origem, o projeto "Novos Olhares" realiza intercâmbio cultural e cooperativo entre jovens brasileiros e alemães. Em 2011, alunos da escola Emydio de Barros, na São Remo em São Paulo, moraram 1 mês em Berlim. Durante esse tempo conheceram alunos da escola Evangelische Schule Berlin Zentrum, juntos refletiram e desenvolveram ações relacionadas ao tema do consumo consciente sob um viés de engajamento global. Em julho deste ano, os jovens alemães irão morar na São Remo por um mês, e ficaram nas casas dos brasileiros que vieram para Berlim. A ideia é que entrem em contato com uma outra realidade e desenvolvam, junto com estudantes brasileiros, projetos ligados ao tema já trabalhado (consumo consciente) agora em São Paulo.

Desde 2011, quando os brasileiros voltaram de Berlim, já começaram a pensar em uma programação, assim como ações para captar recursos para o intercâmbio de 2012 ( envio de projetos para instituições financiadoras; bazar de roupas e venda de comidas; mutirão de plantio de mudas no Emydio Barros e divulgação na São Remo).

Aqui em Berlim, os jovens da escola Evangelische Schule Berlin Zentrum estão fazendo o mesmo: desenvolvendo ações para captarem recursos para o projeto.

Julia e Geinne, as novas participantes, chegaram em Berlim para dar continuidade ao projeto. Aqui vai um relato delas: "Hoje o dia começou com as bicicletas, percorremos parte de Berlim com elas até chegar a escola Evangelische Schule Berlin Zentrum. Lá conhecemos Tarik, Jacob, Marie, Paula, Leo, Luka, Emma , Antony e Thomas. Para isto fizemos uma dinâmica, “A Teia”, o objetivo era começar a estabelecer relações, descobrir os seus nomes; o que gostam de fazer e expectativas para o intercâmbio em Julho no Brasil. Foi assim que descobrimos os seus nomes, e também alguns gostos, como: escutar música, conversar com os amigos, caminhar no parque. Quase em sua maioria, as expectativas do grupo para o intercâmbio em julho é poder conhecer outra cultura, descobrir como os brasileiros vivem, quais são os seus hábitos e as características deste povo. Outros também querem se divertir durante esta vivência, fazendo aparecer a importância dos jogos, ou do Oasis Games, como lembrou Thomas (uma metodologia de interação comunitária). No fim da dinâmica tínhamos uma teia formada entre nós, simbolizando um pouco como deverá ser a nossa relação nos próximos 4 meses, precisaremos nos manter conectados para desenvolvermos um bom projeto. Os alunos parecem estar também muito interessados em aprender português, descobrir palavras básicas e conhecer também um pouco da ginga brasileira: como se joga capoeira. Aprender também português fora da escola; cozinhar com os pais; assistir filmes e desenhar. Na próxima terça-feira nos encontraremos para terminamos o folder de divulgação do projeto, comermos juntos e discutir mais formas de captar recursos."


Anja, Max, Geinne e Julia

Um comentário: